Sobre o livro: Zaida Muxí repassa neste livro o papel histórico das mulheres na produção e no pensamento da arquitetura e do urbanismo. E reflete sobre como essa presença – e sobretudo, a ausência recorrente da perspectiva feminina – impacta nos espaços em que vivemos. Do desenho à política urbana e habitacional e ao debate de novas ideias, o livro trata a casa e a cidade como representações das esferas privada e pública. A casa como metáfora da arquitetura, a cidade como síntese das ações humanas. Discutir sob o ponto de vista feminino implica a desconstrução da historiografia oficial, desvendando a falsa universalidade da transmissão de conhecimentos e da construção de relatos históricos. Como em outros âmbitos do saber, das artes, da ciência e da política, as mulheres não se encontram em condição de igualdade, nem sequer representadas em ordem de igualdade por mérito. Por isso, é necessário revisitar a história da arquitetura e das cidades para reescrevê-la, agora com seu protagonismo definitivo.
"Para nós, aqui no Brasil, é um privilégio poder contar com esta tradução, que inclui duas de nossas grandes personagens – Carmen Portinho e Lina Bo Bardi – e abre um canal de interlocução e pesquisa, alargando o caminho para a construção de novas narrativas."
Catherine Otondo e Renata Coradin
"Formativo, informativo e didático, é um livro necessário e muito bem-vindo."
Ruth Verde Zein
"É possível a superação do patriarcado? [...] Quebrar esse processo passa pela necessidade de que a perspectiva feminista seja visível. Zaida Muxí avança extraordinariamente nessa direção ao iluminar a presença das mulheres, pioneiras imprescindíveis na narração histórica de tamanho esforço de superação."
Víctor Pérez Escolano
"Por que é necessário ler este livro? Porque é um livro de história que é um livro sobre o presente. Serve para que possamos entender as dificuldades que as pioneiras enfrentaram e o extraordinário esforço empenhado na superação dessas dificuldades. Esses fatos aconteceram no passado, mas muitas de nós ainda os experimentamos na atualidade. Como mulheres, o conteúdo apresentado nos convida a pertencer a uma tradição que nos foi negada."
Inés Moisset
"Mulheres, casas e cidades é um trabalho fundamental para a reescrita da história da arquitetura e do urbanismo por meio de narrações inéditas – até agora silenciadas – nas quais as protagonistas são as mulheres."
Ana Tostões
Sobre a autora: Arquiteta argentina, formada pela Universidade de Buenos Aires e doutora pela Universidade de Sevilha, Zaida Muxí Martínez é especialista em urbanismo, arquitetura e gênero. Desde 2023, é Faculty of Excellence do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey. É professora de urbanismo da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona. Codirigiu, com Josep Maria Montaner, o Laboratorio de la Vivienda del Siglo XXI (2004-2014) e o Congreso Internacional de Vivienda Colectiva Sustenible. Foi também cofundadora do Col-lectiu Punt 6, formado por mulheres para pesquisar e difundir um urbanismo com visão de gênero, e é integrante da rede de pesquisa Un día una arquitecta.
Entre 2015 e 2019, foi diretora de Urbanismo, Habitação, Meio Ambiente, Ecologia Urbana, Espaço Público, Via Pública e Civismo da cidade de Santa Coloma de Gramenet, na Catalunha.
Publicou, entre outros, os livros: Arquitetura e política e Política e arquitetura: por um urbanismo do comum e ecofeminista, em coautoria com Josep Maria Montaner, La arquitectura de la cidad global e Postsuburbia, e foi coeditora do Archivo crítico Modelo Barcelona – 1979-2004. Apresentou palestras e cursos em diversas cidades das Américas, da Europa e da Ásia.
ISBN
9786560920132Título
Mulheres, casas e cidadesAutor
Zaida Muxí MartínezEditor
Editora OlharesAno da Publicação
2024Encadernação
Capa MoleIdioma
Portugues